Halitose

O tratamento da halitose é complexo e de muita eficácia, segundo o dentista Marcos Fábio Benevides, membro da direção da Associação Cearense de Estudos e Pesquisa dos Odores da Boca (ACPO) que está fazendo pós-graduação em Periodontia. 'Fazemos uma anamnese profunda, investigando desde hábitos alimentares, higiene, funções pulmonar, hepática e hormonal, a medicamentos que a pessoa utiliza'. O uso contínuo de diversos medicamentos diminui o fluxo salivar como efeito colateral e alguns ainda possuem odores que causam mau hálito, segundo a dentista Daiane Rocha, que também está terminando a especialização em Periodontia.
No consultório, a pessoa é orientada a fazer auto-exame da língua e o próprio dentista verifica a higiene bucal do paciente, examinando dentes, gengiva e língua. É feita uma análise detalhada do fluxo salivar, vários exames de saliva, sendo estabelecido um plano de tratamento após o diagnóstico.
Atualmente, há aparelhos como o halímetro que medem os compostos de enxofre presentes no ar bucal, os principais responsáveis pela alteração do
hálito. 'Se a pessoa chega com alguma doença periodontal (como a gengivite) deve primeiro ser tratada, porque é uma das 50 causas de halitose'. Um dos maiores causadores dos problemas gengivais é a placa bacteriana, uma película formada por bactérias que habitam a boca. Os primeiros sinais de doenças periodontais são gengivas muito avermelhadas e sangramento em algum ponto após a escovação ou uso do fio dental, caracterizando a gengivite. Nesse estágio inicial, uma boa higienização pelo paciente lançando mão da dupla fio dental e escova pode resolver.
Mas se houver uma pausa na higienização, as bactérias avançam e a doença progride. Quando a placa bacteriana não é retirada, pode ocorrer a calcificação com formação do tártaro, que só o dentista tem condições de retirá-lo. Sem o devido tratamento, a doença pode evoluir para a periodontite, quando as bactérias chegam ao alicerce do dente, destruindo a estrutura óssea e formando um tecido inflamado ao redor, a bolsa periodontal. 'A gengiva começa a descer e expõe a raiz do dente', explica Daiane.
'A bolsa periodontal gera compostos sulfurados voláteis, bactérias que liberam gases. Por isso, a importância de se examinar bem as gengivas', frisa Marcos Fábio. Já as cáries somente causam mau
hálito se estiverem em processo bem avançado, conforme Daiane. 'O mais comum é a pessoa ter tártaro de forma subgengival. A maioria das pessoas faz a limpeza, só que a parte visível é a menor, a maioria está dentro da gengiva. Deve ser feita uma sondagem periodontal e remover bem o tártaro. O ideal é procurar um periodontista'.
Se a produção salivar é inadequada, a saburra acumula-se com mais facilidade na língua. E, mais uma vez, o
estresse entra como um fator limitante da saúde, contribuindo para a deficiência de produção salivar. 'Quando você está estressado, ansioso, há liberação de adrenalina, que é antagônica da glândula salivar, reduzindo a produção de saliva, gerando saburra e mau hálito', ensina Daiane, presidente e fundadora da ACPO.
Acordar com mau
hálito de manhã é o que se chama de halitose fisiológica. A situação é natural, temporária e acontece mesmo durante o dia quando se passa mais de três horas sem comer, segundo a dentista Daiane Rocha. O gastroenterologista Ricardo Aires explica mais: ao se passar muito tempo sem comer, o organismo precisa de uma fonte de energia e a principal é a glicose. Com três a quatro horas sem comer, não há mais glicose e o organismo procura outra fonte de energia que são as gorduras, começando a queimá-la. Como resultado, há liberação de gases odoríferos e mau hálito. O problema pode se prolongar durante o dia com pessoas que fazem dieta descontrolada.
Além de não aumentar o intervalo das refeições, as pessoas devem ficar atentas ao que comem. As dietas ricas em proteínas que resultam em aminoácidos no processo da digestão, segundo Aires, podem ser decompostas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo também gases odoríferos. Um exemplo é o excesso de ovos que são ricos em proteínas.
Como prevenção, deve-se abusar de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, cereais integrais e arroz integral. A dieta tende a melhorar o trânsito intestinal, diminuir a proliferação de bactérias e, conseqüentemente, a liberação de gases. A maçã é uma ótima aliada do
hálito saudável. 'Tem fibras e estimula as glândulas salivares, além de ter potencial detergente limpando a língua', frisa Daiane.
A ingestão de dez a doze copos de água por dia é outra boa recomendação. 'A ingestão de água deve ser fracionada durante todo o dia porque se você bebe tudo de uma vez, joga fora rapidamente', ensina Daiane.
Fonte:
http://www.bemdesaude.com/content/halitose.html
Avisar amigo: http://limpadordelingua.com.br/halito/halito.php

2 comentários:

  1. olá!!! tem post novo...
    a continuação do capítulo quatro..
    super abraço.
    Deusa.

    ResponderExcluir
  2. isso é importante.....

    ah! tem postagem nova..
    bjão!

    ResponderExcluir