Perfeccionista (1)

País: Japão;
Pessoa: Juizes em geral;
Profissão: Advogados e Juízes, Gestores da Qualidade;
Animal: Formiga;
Centro Preferido: Ativo;
Centro Apoio: Emocional;
Centro Reprimido: Teórico;
Vício: Raiva;
Sentimento: Falta de Confiança;
Ferida Original: Traição;
Vive no: Presente;
Infância: São crianças que tiveram pais extremamente severos de modo que aprenderam a demonstrar desde cedo, sentimentos adultos.
Sua tentação: Retitude (ser correto);
Buscam: Ser perfeitos;
Acabam: Perdendo a humanidade;
Sua felicidade: Perfeição;
Caract. Comuns: Necessidade de fazer tudo perfeito; Centralizadores; Moralistas; Mundo dicotômico (preto ou branco, 8 ou 80); Insatisfeitos; Fazedores de listas; Críticos; Irritação com a desordem; Lentos nas decisões;
Caract. Maduras: Empreendedores; Organizados; Justos; Realistas; Íntegros; Disciplinados; Éticos;
Caract. Imaturas: Impacientes e intolerantes; Manipulam através do certo & errado; Sempre têm razão; Apego exagerado a detalhes; Dificuldade em lidar com o prazer; Auto-culpa; Não confiam em ninguém.
As pessoas do Tipo 1 são muito perfeccionistas, por serem exageradamente exigentes, tão exigentes que são considerados frescos. Seu
vício emocional inconsciente é a raiva, porque não encontra a perfeição que deseja.
Por serem muito exigentes consigo e com os outros, são muito difíceis de agradar, preocupam-se com o mínimo detalhe. Sua exigência os torna pessoas rígidas e intolerantes. Sentem que as coisas estão incompletas.
Percebem a tudo na dicotomia de certo ou errado ou de adequado ou inadequado, sem termos intermediárias. Parecem autoritárias, por serem reprovadoras e rígidas, seguindo firmemente regulamentos e formalismos. Consideram-se
eficazes.
Essas pessoas são disciplinadas, comportam-se de maneira adequada seguindo regras e formalidades acima de tudo, tendo dificuldades para ser espontâneas. São objetivas, determinadas e comprometidas, preocupam-se demais em fazer o que que tem que ser feito, dando prioridade às tarefas principais. São pessoas
sérias e sinceras, levam as coisas muito a sério por menor que sejam.
São pessoas críticas e punitivas. Constantemente fazem
autocrítica e esperam sempre serem criticados, consideram as críticas construtivas, que os ajudam a encontrar imperfeições para melhorar, mas ficam muito preocupados com as críticas recebidas, buscando melhorar. Pensando que os outros também esperam críticas, criticam os outros com o objetivo de ajudar. Dificilmente aceitam elogios, principalmente genéricos, porque dificulta no reconhecimento de suas próprias conquistas.
São cheias de regras. São esforçadas, trabalhadoras e organizadas, acreditando que isso as faz merecedoras. Consideram as coisas boas que têm como provas de suas virtudes, não como coisas para desfrutar. Buscam ser independente dos outros e evita que os outros sejam dependentes delas.
Trabalham normalmente em áreas em que seu esforço pode ser medido, como por exemplo áreas de contabilidade, financeiras, de organização e de métodos. Elas são base em organização e realização das tarefas, mas sua exigência excessiva atrapalha nas relações com os outros.

Seu ponto de estresse é 4, incorporando o vício inveja, e seu ponto de segurança é 7, incorporando a loquacidade, quando criativas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eneagrama
Teste: http://www.fredport.com/TESTENEA1/tstenea2.htm