Viver e Respirar

Cada vez mais, a moderna ciência médica confirma que a saúde, a qualidade e até a duração da vida humana são diretamente influenciadas pelo nosso estado mental e emocional. Nossos pensamentos e emoções afetam diretamente o cérebro e as funções do nosso organismo.

Emoções positivas, como alegria, amor e entusiasmo, produzem mensageiros químicos que influenciam de maneira positiva o cérebro e os sistemas imunológico e endócrino, aumentando a resistência às doenças e proporcionando mais saúde. Por outro lado, emoções negativas, como raiva, medo e tristeza, produzem transmissores químicos que, absorvidos pelas células, afetam de forma adversa nosso organismo, resultando em maior propensão a doenças e em um pior estado de saúde. É desta maneira que o estresse provoca alterações significativas na fisiologia e afeta a nossa saúde física e mental.

Estudos recentes têm confirmado que a respiração pode ser utilizada como uma ferramenta efetiva para eliminar o estresse e as impurezas do organismo, melhorar a saúde e trazer mais clareza e concentração à mente. Mais de 80% das impurezas e toxinas presentes no corpo podem ser eliminadas através da respiração, porém a maioria das pessoas utiliza somente 35% de sua capacidade pulmonar. Além disso, há outro aspecto na respiração que precisa ser considerado.

Cada emoção gera um ritmo correspondente na respiração, por exemplo, se estamos com raiva nós respiramos de uma forma, quando estamos alegres, respiramos de outra forma. Por isso, podemos inverter essa lógica e usar a respiração para lidar com a mente e as emoções. Por isso, um maior conhecimento e uso adequado da respiração podem influenciar de maneira positiva nosso estado físico, mental e emocional e melhorar significativamente a qualidade de nossas vidas.

O Sudarshan Kriya® é uma técnica única de respiração, baseada em ritmos específicos de respiração, ensinada nos programas da Fundação Arte de Viver. Tem demonstrado ser uma poderosa ferramenta para eliminar o estresse e as tensões, oxigenar e eliminar impurezas do corpo, melhorando a saúde e o bem-estar.

É uma técnica comprovadamente efetiva em proporcionar harmonia e equilíbrio ao corpo, à mente e ao espírito. Já na primeira vez que praticam o Sudarshan Kriya, os participantes percebem seus benefícios, relatando que se sentem mais calmos mentalmente, mais leves e centrados emocionalmente e com uma percepção mais clara do mundo e de si mesmos.

Inúmeros estudos e pesquisas sobre os benefícios do Sudarshan Kriya na saúde física e mental têm sido realizados, confirmando cientificamente muito do que é relatado por seus praticantes. Benefícios:

a) Redução do nível de estresse
b) Controle da depressão e da ansiedade
c) Restabelecimento dos padrões normais de sono
d) Melhora da condição geral de saúde
e) Maior alegria e entusiasmo
f) Relaxamento e bem-estar
g) Aumento da concentração

Fonte: http://www.artedeviver.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário