Respiração

Enquanto criança, respiramos usando o diafragma. Mas a correria e as tensões diárias fazem com que, no passar do tempo, a gente perca a capacidade de respirar corretamente. Aí, a respiração vai ficando curtinha, colocando uma quantidade mínima de ar nos pulmões.

Cristina Armelim, da ong Fundação Arte de Viver diz que re-aprender a respirar pode eliminar o estresse, a melhorar a concentração e o foco, além de elevar o estado de consciência e energia, melhorando o bem-estar e dando ainda mais entusiasmo. "A principal dica é respirar com consciência, colocando a atenção no movimento do ar entrando e saindo do pulmão, respirando lenta e profundamente algumas vezes, sempre que sentir necessidade", sentencia.

A grande maioria das pessoas não chega a trocar suficientemente o ar dos pulmões, fazendo com que o que circula no organismo seja um ar viciado. Quem respira de maneira curta, fracionada, instável e inconstante não usa toda capacidade do corpo e, provavelmente, está recebendo um aviso do estado emocional. "As emoções afetam a respiração. Com exercícios corretos, o estado mental e emocional se altera, eliminando o estresse, acalmando a mente e melhorando a qualidade de vida de um modo geral", afirma Cristina.

Encha os pulmões de ar, retenha um pouco, e solte lentamente. Repita esse exercício 10 vezes. Fazendo esse exercício duas vezes por dia, o seu corpo todo vai agradecer. Além disso, lembre de alongar os músculos peitorais, especialmente assim que acorda, pela manhã. Sempre que puder, saia para caminhar ao ar livre, de preferência em um local com muito verde e, se trabalha sentado, trate de pausar, pelo menos a cada duas horas, para alongar a coluna e os ombros, facilitando a respiração profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário