Caixa de Pandora

É um mito grego que narra a chegada da primeira mulher à Terra e, com ela, a origem de todas as tragédias humanas.
Essa história é narrada pelo poeta grego Hesíodo, que viveu no século VIII a.C., em obra Os Trabalhos e os Dias.
De acordo com a obra, o titã Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefão dos deuses do Olimpo, que havia proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitetou sua vingança criando Pandora, a primeira mulher.
Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando que ela jamais fosse aberta. Na verdade Zeus queria que a caixa fosse aberta logo que pandora chegasse à terra. Ele sabia que Pandora, sendo mulher, não iria resistir à curiosidade.
Dentro da caixa, os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem, como a discórdia, a guerra e todas as doenças do corpo e da mente, e mais um único dom: a esperança.
Vencida pela curiosidade, Pandora acabou abrindo a caixa, liberando todos os males no mundo, porém a fechou antes que a esperança pudesse sair.
Essa metáfora foi a maneira encontrada pelos gregos para representar, num enredo de fácil compreensão, conceitos relacionados à natureza feminina, como a beleza, a sensualidade e o poder de dissimulação e de destruição.

2 comentários:

  1. eita... tadinha da mulher... por causa de um mal, gerou tantos outros... rsrs

    então... poder todos temos disponíveis. O tempo todo. Até quando não aparentamos ter, suponho.

    ResponderExcluir
  2. olha o Walter aqui tbm gnt ^^
    pra ser sincera nunca gostei desse mito/fato
    na mimha opinião os homens são muitos mais fácieis de manipular que nós mulheres, é, talvéz a curiosidade seja bem mais evidente em nós que em vcs, mas não é hora de discurtir isso, afinal a caixa já foi aberta né, só o que nos resta é aceitar :/

    ResponderExcluir