Mensalões

Disse Padre Vieira num sermão sobre ladrões: “Uns furtam e são enforcados; outros furtam e enforcam“.

Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu para conquistar a Índia; Foi trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores. Repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício. Porém, ele (o pirata) que não era medroso, nem lerdo, respondeu assim: “Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador?” Assim é: O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres.

Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades e interpretar as significações, a uns e outros definiram com o mesmo nome (…) “Se o rei de Macedônia, ou de qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei; todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.”

3 comentários:

  1. é... a demasiada ânsia de poder sempre vai fazer o homem a negar a honestidade... sempre chega o momento em que se deve escolher entre a honestidade e o poder... sempre... tanto entre os pequenos quanto entre os gigantes... definitivamente.

    ResponderExcluir
  2. acho que isso explica porque nunca que tem algum poder é punido por seus criems aqui no Brasíl :/

    ResponderExcluir
  3. Muito boaa a reflexão, ainda mais no momento em que estamos vivenciando...mensalões, dinheiro na meia...oração por propina recebida...ihihihihi...esse comentário num vai acabar...tem ladrão em tudo qt é lugar e Brasília é um desses lugares né!

    Abraços, querido amigo

    ResponderExcluir