Pequeno Príncipe



Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma imponente gravura. Representava ela uma jibóia que engolia uma fera. Dizia o livro: "As jibóias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão."
Refleti muito então sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu primeiro desenho. Mostrei minha obra prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Respondera-me: "Por que é que um chapéu faria medo?"
Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jibóia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jibóia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações.
As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jibóias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.

Fonte: http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm

7 comentários:

  1. Já leu "Pequeno Príncipe"?
    É lindo! Pura poesia mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Voltarei a lê-lo, pois tenho muito que aprender, ainda.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ananias, vim desejar um belo fim de semana!
    Abraços
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. oi esse eh livro que eu desde
    quando aprendi a ler tenho vontade ler
    e nunka encontrei pra ler.
    alguém sebe onde eu compru ou tem pra mi emprestar?
    Bjos
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Oi Jééh, vc pode ler o eBook no link que coloquei no final do texto: http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. já pensou em ser psicólogo? mto boa a postagem... bom fds!

    ResponderExcluir
  7. O "Pequeno Príncipe" é, até hoje, o livro que mais tem analogias e melhor pode ser relido e reinterpretado por cianças e adultos. Não conheço ningué que o tenha lido e não tenha gostado. E Saint Exupery era piloto assim como eu.

    ResponderExcluir