Vingança

Vingança, a grosso modo, é a aplicação da pena de talião, que consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena (retaliação). Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente.

A filosofia de olho por olho (Exôdo 21:24) segue a mesma idéia imposta no Código de Hamurabi de que o dano causado não pode ser maior que o original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controlo. Eis aí o limite, imposto por Deus, para a vingança dos homens. Entretanto para Ele, Deus, não há limites. Na bíblia encontramos inúmeros versículos sobre o quão vingador é Deus. Cito alguns:

Ezequiel 25:14:
E exercerei a minha vingança sobre Edom, pela mão do meu povo de Israel; e farão em Edom segundo a minha ira e segundo o meu furor; e conhecerão a minha vingança, diz o Senhor DEUS.
Ezequiel 25:17:
E executarei sobre eles grandes vinganças, com furiosos castigos, e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles.
Naum 1:2:
O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.

Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais. Entretanto, como se sabe, isso é, na verdade, uma falácia, pois dois erros não fazem um acerto.

2 comentários:

  1. Sem saber onde eu respondia sua pergunte, vim aqui nos comentários mesmo...Você pode se inscrever lá no projeto sim, mas só ano que vem pois já se iniciaram as atividades desse semestre. Mas faço o convite para que você venha conhecer nosso projeto lá na UnB. As aulas são seg/qua e ter/qui - muscualção das 8 e 9 horas, ter/qui - dança de salão, treino de equilibrio e yoga, seminovos (corrida) qua/sex as 8 horas. As aulas são no CO (Centro Olimpico), pode procurar a secretaria com Lucas ou as professoras Edvânia (eu), Juliana, Carol, Marisete (chefona coordenadora - rsrsr) ou Márcio. Venha fazer umas aulas conosco. Estou lá ter/qui a partir das 9 horas. Estou te esperando.

    abraços,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. E, além de tudo, não esqueçamos que: " A VINGANÇA É PRATO QUE SE COME FRIO", adágio que se presta para analisarmos com mais profundidade o significado do ato em si. Supõe-se que se "come frio" é porque já teve tempo de esfriar os ânimos que ditariam uma resposta imediata a uma ofensa ou injúria. E, se já esfriou, permite um saboreio (será que existe tal termo?) muito melhor, portanto, uma vingança com sabor refinado ao gosto do vingador. Este seria um "gourmet" de atos violentos? Existe tal coisa? (Claro, acho que me perdi no raciocínio, mas vou deixar assim mesmo, ninguém é perfeito)

    ResponderExcluir