O peso da alma

::
Parece assunto de filosofia, espiritismo ou lenda urbana, mas o filme 21 Gramas, do mexicano Alejandro González Iñárritu, vem mesmo é de um experimento real, feito em 1907 por um cientista esquisitão, desses que não se encontram todo dia. Para tentar provar que a alma existe e tem peso, o médico americano Duncan MacDougall, de Massachusets, pesou seis pessoas antes e depois de morrerem e constatou que o ponteiro da balança quase sempre caía.
Para comprovar sua teoria, MacDougall fez o mesmo teste com 15 cachorros e nenhum deles teria perdido um grama sequer. Conclusão: homens têm alma, cachorros não. Será que existe alguma verdade nos estudos de MacDougall? "Não", afirma o autor do livro Morte ao Pó: O que Acontece com os Cadáveres?, Kenneth V. Iserson, da Universidade do Arizona.
21 Gramas. Quem assistiu, ta na hora de assistir de novo; Quem não assistiu, assista!

3 comentários:

  1. Amigo Ananias,
    Já estava estranhando sua ausência. Que bom que voltaste.
    Quanto ao peso da alma, penso que tem sim...
    Se acreditarmos que "alma" e "energia" tem algo em comum, e sabendo que muita energia resulta em massa...então deve ser possível.
    Quanto aos 27 gramas... bem, aí acho que é chutômetro mesmo.
    Já ouvi a expressão sentir um peso na alma (de onde terá vindo isso... mistérios...).

    ResponderExcluir
  2. eu sinceramente não sei o que pensar sobre isso, mas acho que não creio nisso/fato

    ResponderExcluir
  3. po... eu acreditaria nisso se ele pesasse a alma em si... e não a diferença do corpo...

    pois se a diferença for verdadeira, assim como pode ser o peso da alma... pode ser também o peso de uma ou mais coisas quaisquer... por exemplo... se eu supor que nosso corpo tem Nothuvia, drinvher e Nactaji, poderia dizer que quando morremos perdemos esses três elementos pois a soma deles é exatamente 21 gramas... xD

    hehehe

    :-P

    ResponderExcluir