HiperSono

Narcolepsia é uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono. O sintoma mais expressivo é a sonolência diurna excessiva, que deixa o narcoléptico em perigo durante a realização de tarefas comuns, principalmente aquelas que exigem concentração. Na maioria dos casos, o problema é seguido de incompreensão familiar, de amigos e de patrões. A narcolepsia é um dos distúrbios do sono que pode trazer consequências individuais, sociais e económicas graves. A narcolepsia é um mal crónico, cujo tratamento é feito por meio de estimulantes e que se pode prolongar por toda a vida.

A narcolepsia é encontrada também em cães das raças Dobermann, Golden, Retriever, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. O estudo dessa doença em animais é importante para a compreensão da narcolepsia humana, devido à semelhança na sintomatologia e no tratamento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcolepsia

2 comentários:

  1. Bom dormir é muito bom né, mas dormir em excesso e esse soninho atrapalhar nossa vida e nossa saúde não dá! Escrevi sobre o sono em meu blog, você viu? Eis os links http://cuidandodocorpo.blogspot.com/2009/06/noite-mal-dormida.html

    E

    http://cuidandodocorpo.blogspot.com/2008/09/voc-sabe-dormir.html

    Vale a pena conferir,

    abraços e bom fim de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Blz, Dra. Vânia. Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Certa vez, minha instrutora de Yoga disse que:
    1) o SOL;
    2) o AR;
    3) o SONO;
    4) a ÁGUA; e
    5) o ALIMENTO.

    Nessa ordem, seriam os cinco 'elementos' necessários e essenciais para a sobrevivencia do ser humano na face da terra.

    Me chamou a atenção a colocação do SONO. Alias, na minha lista o sono nem aparecia.

    Outra coisa que me surpreendeu foi o fato de a maioria de nós não saber RESPIRAR, apesar de o AR ser o segundo mais importante elemento na nossa vida. Eu, por exemplo, sou um desses que respira de maneira errada.
    Bjs

    ResponderExcluir