De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto teria escrito uma lista de oito crimes e paixões humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):
1. Gula

2. Avareza
3. Luxúria
4. Ira
5. Melancolia
6. Acedia
7. Vaidade
8. Orgulho
Para do Ponto os pecados tornavam-se piores à medida em que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo.
por Papa Gregório I
No final do século VI o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, juntando vaidade e soberba ao orgulho e trocando acedia por melancolia e adicionando inveja. Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:
1. Orgulho;

2. Inveja;
3. Ira;
4. Melancolia;
5. Avareza;
6. Gula;
7. Luxúria;
por São Tomás de Aquino
Mais tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a igreja substituiu melancolia – considerado um pecado demasiado vago – por preguiça. Assim, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:
1. Vaidade;
2. Inveja;
3. Ira;
4. Preguiça;
5. Avareza;
6. Gula;
7. Luxúria;
Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.
Pecado x Demônios
Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios, seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:
1. Asmodeus: Luxúria
2. Belzebu: Gula
3. Mammon: Avareza
4. Belphegor: Preguiça
5. Azazel: Ira
6. Leviatã: Inveja
7. Lilith: Vaidade (Orgulho)
Por Ananias Duarte:
1. Hostilidade
2. Arrogância
3. Mágoa
4. Pessimismo
5. Ódio
6. Preconceito
7. Egoísmo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital_(cristianismo)