Inteligencia

Daniel Goleman, psicólogo americano, afirma que o controle das emoções é o fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Inteligência Emocional é uma teoria que redefine o que é ser inteligente e o quanto a emoção interfere no desenvolvimento da inteligência.

Howard Gardner, psicólogo americano, é o autor da teoria das inteligências múltiplas. Definiu 7 inteligências a partir do conceito que o ser humano possui um conjunto de diferentes capacidades.

LÓGICO-MATEMÁTICA:
Associada diretamente ao pensamento científico ao raciocínio lógico e dedutivo. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada

LINGÜISTICA:
Associada à habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita e oral. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.

ESPACIAL:
Associada ao sentimento de direção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores.

CORPORAL-CINESTÉSICA:
Associada aos movimentos do corpo que pode ser um instrumento de expressão . Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.

INTERPESSOAL:
Associada à capacidade de se relacionar com as pessoas. De entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores.

INTRAPESSOAL:
Associada à capacidade de se estar bem consigo mesmo, de conseguir administrar os próprios sentimentos, de se conhecer e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.

MUSICAL:
Associada à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres.

2 comentários:

  1. Sou um ET... não descobri a minha.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que todas as pessoas tem um pouco de cada uma dessas inteligências, só que não sabemos expressa todas elas só isso/fato.

    ResponderExcluir