Pecados Capitais

por Evágrio do Ponto
De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things (Origens Sagradas de Coisas Profundas), de Charles Panati, o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto teria escrito uma lista de oito crimes e paixões humanas, em ordem crescente de importância (ou gravidade):

1. Gula
2. Avareza
3. Luxúria
4. Ira
5. Melancolia
6. Acedia
7. Vaidade
8. Orgulho

Para do Ponto os pecados tornavam-se piores à medida em que tornassem a pessoa mais egocêntrica, com o orgulho ou soberba sendo o supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a si mesmo.

por Papa Gregório I
No final do século VI o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, juntando vaidade e soberba ao orgulho e trocando acedia por melancolia e adicionando inveja. Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:

1. Orgulho;
2. Inveja;
3. Ira;
4. Melancolia;
5. Avareza;
6. Gula;
7. Luxúria;

por São Tomás de Aquino
Mais tarde, outros teólogos, entre eles, Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a igreja substituiu melancolia – considerado um pecado demasiado vago – por preguiça. Assim, atualmente aceita-se a seguinte lista dos sete pecados capitais:

1. Vaidade;
2. Inveja;
3. Ira;
4. Preguiça;
5. Avareza;
6. Gula;
7. Luxúria;

Os pecados são diretamente opostos às Sete Virtudes, que pregam o exato oposto dos Sete Pecados capitais inclusive servindo como salvação aos pecadores.

Pecado x Demônios
Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios, seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:

1. Asmodeus: Luxúria
2. Belzebu: Gula
3. Mammon: Avareza
4. Belphegor: Preguiça
5. Azazel: Ira
6. Leviatã: Inveja
7. Lilith: Vaidade (Orgulho)

Por Ananias Duarte:
1. Hostilidade
2. Arrogância
3. Mágoa
4. Pessimismo
5. Ódio
6. Preconceito
7. Egoísmo

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital_(cristianismo)

3 comentários:

  1. siempre me llamaron mucha atención los 7 pecados cardinales.
    ¿quién alguna vez no ha pecado?
    ¿es pecado tener un blog erótico?

    para la iglesia el sexo es pecado

    ¿tú crees en el demonio?

    porque no pones un traductor en tu blog pofa, para mi seria mas fácil leerte.

    un beso

    ResponderExcluir
  2. realmente é fato a ser estudo esse assunto, tipo eu não desconsidero nenhum dos pecados, mas será que é possível dizer qual é o mais grave? aho que todos tem uma grande importância em tudo o que fazemos e no modo que levamos nossas vidas por exemplo:
    o orgulho, nos cega impedindo de ver além de nós msm.
    a inveja, nos permite ver um pouco além de nós, mas não o que existe de verdade e sim vemos tudo atravéz de um lente de cobiça e maldade.
    a ira, essa nos cega completamente nunca emchegamos coisas simples e facil de deduzir, e ainda por cima vemos coisas que ão existir e imaginaos coisas piores ainda.

    emfim todos eles tráz sérias concequências pra nós e para o nosso relacionameto com as pessoas, então relamente eu não acho que é facil dizer qual o mais grave, aminha lista ficaria assim:
    1ºorgulho, inveja, ira, prguiça, avareza, gula, luxuria
    não havira um segundo menos importante e sim todos na pocentagem de importância/fato

    adorei o texto Bjs :*

    ResponderExcluir
  3. Fresita, minha amiga.
    Vou te confessar um segredo:
    Sou Agnóstico, no sentido literal da palavra. Assim:

    Um agnóstico pode ser tanto ateu quanto teísta ou deísta. Alguém que admita ser impossível ter o conhecimento objetivo sobre a questão (portanto agnóstico) pode com base nisso não ver motivos para crer em qualquer deus (ateísmo fraco), ou pode, apesar disso, ainda crer em algum deus por fé (fideísmo). Nesse caso pode ser ainda um teísta, caso acredite em conceitos sobrenaturais como propostos por alguma religião ou revelação, ou um deísta, caso acredite na existência de algo consideravelmente mais vago.

    bjs

    ResponderExcluir