Pecados


Sobre os sete Pecados Capitais pretendo tecer alguns comentários, porém, antecipadamente, quero pedir desculpas aos pecadores caso venham se sentir ofendidos de alguma maneira.

Sabe-se que esses pecados foram criados pelo monge cristão Evágrio do Ponto durante sua vivência com monges, no Baixo Egipto, onde estudou e relatou oito males do corpo que mais os afligiam, a saber: Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Melancolia, Acedia, Vaidade e Orgulho.

Tempos depois (final do século VI) o Papa Gregório Magno adaptou a lista para o Ocidente, reduzindo-a para sete itens, juntando vaidade e soberba ao orgulho e trocando acedia por melancolia e adicionando a inveja. Surgiram, então, os sete pecados capitais: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

Tomás de Aquino, por sua vez, fez uma revisão da lista e, no no século XVII, a igreja substituiu melancolia por preguiça, ficando a lista atualmente aceita da seguinte maneira: Vaidade, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

Como se pode observar os pecados foram criados ao bel prazer e conveniencia de seus inventores. Também, é notório que tais pecados têm base em sentimentos humanos e não em comportamentos, diga-se de passagem que são coisas totalmente distintas. Para corroborar com essa linha de raciocínio, dentre outras, basta verificar que para cada pecado capital foi criada uma Virtude, obviamente o oposto deles. Quais Sejam:

Luxúria <> Castidade
Avareza <> Generosidade
Gula <> Moderação
Preguiça <> Diligência
Ira <> Paciência
Inveja <> Caridade
Vaidade <> Humildade

Particularmente, entendo que pecado são as transgressões de leis ou de princípios éticos ou morais. Podem ser em palavras, ações, negligência ou omissão. Por outro lado, quem comete os chamados Pecados Capitais, entendo, deverão ser punidos exemplarmente, pois sem um viéz de consequência não se justificaria a criação deles. Considerando que esses pecados são da esfera religiosa e espiritual, imagino que o pecador capital não entrará nos reino dos Céus, isto é: irão direto pro Inferno!

Se assim for, estamos todos ferrados, pois é quase certo que não existe, e nunca existiu, um único ser humano que não tenha cometido ou cometa pelos menos metade desses pecados. Dentre os pecados mais cometidos, quase que diariamente, imagino que a Luxúria, a Vaidade, a Gula, a Preguiça e a Ira são os campeões. A Invenja e a Avareza, creio também que são cometidos aos montes e por muitos, veladamente!

Caso o tempo permita, pretendo comentar cada um desses pecados e respectiva virtude. Quem viver verá.

7 comentários:

  1. Ananias,
    Ótimo post!!!
    Sempre quis saber a origem dos pecados e já estou esperando seus comentários sobre cada um.
    Se permite a ousadia: que tal compara-los com os 10 mandamentos, será que há alguma coisa que os interligue?
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Evandro; Não há como comparar os 10 mandas com os 7PC.
    Os 10M são NORMAS de conduta, portanto LEI. Os 7PC são coisas de uns caras que tinham problemas com SEXO.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Ananias, vim agradecer sua visita ao blog e pelos parabéns prestado ao Blog Cuidando do Corpo. O prêmio vai para leitores assim como você, que vivem cuidando do corpo!

    abraços,
    Vânia
    http://cuidandodocorpo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ananias, ótimo post.

    E uma boa notícia: o inferno Católico / Cristão não existe.

    Provado por um Teólogo.

    Parte do princípio irrefutável que nossas vidas são finitas, nossos atos tem impacto limitado, por maiores que sejam.

    Não importa qual pecado e com que tamanho, terá um limite.

    Outro princípio irrefutável é que Deus é justo no máximo grau concebível.


    Portanto, como que um ou mais pecados poderiam receber como pena, um castigo infinito? Pois o inferno é um estado de sofrimento infinito, o fogo que arde eternamente, para punir o pecador.
    Se Deus permitisse tal castigo, a qualquer pecado cometido por nós, seria injusto.

    Portanto, está provado que não pode existir tal lugar ou estado.

    Infernos existem sim, os deixamos entrar em nossas vidas quando vamos para o lado negro da força e exercitamos os caminhos do pecado contra nós mesmos e o Universo. Mas só dura enquanto resolvemos ficar por lá.

    O que você acha?

    ResponderExcluir
  5. Ananias,

    Qual deles é o seu pecado Capital??

    ResponderExcluir
  6. Xiiii Moça (Luz), se fosse só um poderia até dizer, mas ...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkk vc tem razão estamos rtodos ferrados, mas eu acho que na hora do jugamento tem de si levar em conta que somos hamanos e que é de noossa natureza errar, e como disse Jesus aquele que nã tiver pecado que atire a primeira pedra :D~

    ResponderExcluir