Pragmatismo

O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia, com origens nos Estados Unidos da América, caracterizada pela descrença no fatalismo e pela certeza de que só a ação humana, movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências - utilidade e sentido prático - como componentes vitais da verdade.

Em Filosofia, o fatalismo é a concepção que considera serem o mundo e os acontecimentos produzidos de modo irrevogável. E também a crença de que uma ordem cósmica, dita Logos, preside a vida cotidiana. Mas, em geral, é uma corrente aceita por quem toma de modo passivo os eventos, não tendo a crença de que pode exercer um papel na sua modificação. É, assim, uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana e que, embora aceite um poder sobrenatural preexistente, não recorre a nenhuma ordem natural , recusando, assim, a predestinação. Também costuma ser confundido com determinismo. Exerceu influência, especialmente, sobre os antigos hebreus e alguns pensadores gregos.

Determinismo é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio, logo, destituído de liberdade total de decidir e de influir nos fenômenos em que toma parte, existe liberdade , mas esta liberdade condicionada a natureza do evento em um determinado instante. O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer e não poderia fazer outra coisa; a determinação de seus atos pertence à força de certas causas, externas e internas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo

5 comentários:

  1. -Creo que no somos libres de elegir nada, pues todo lo que nos rodea nos condiciona a la hora de elegir.
    No hacemos libres todo condiciona:
    -la moral
    -la religión
    -el dinero
    -los padres
    -el trabajo
    en fin que aunque parezca que somos libres no lo somos
    un beso

    ResponderExcluir
  2. Já me chamaram de pragmático e de certa forma na época não gostei.
    Tivesse passado por aqui antes, certamente teria agradecido, rsss
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. ou seja tudo depende de vc , testo mui interessante/fato ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Evandro, dureza é conviver com um Aquariano-Perfeccionista-Pragmático!

    ResponderExcluir