Hipocrisia

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação.

O Novo Testamento do Cristianismo refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural a seita dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15:

" Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

Um, de muitos, filme que demonstra o que seja hipocrisia é As Bruxas de Salém. É claro que o filme mostra muito mais; É, realmente, uma história humana. Quem não viu, veja. Quem já viu, reveja.

3 comentários:

  1. "Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza a mesma ação."

    é realmente a hiprocrisia é doença no qual não sabemos distingue que tem o vírus( olha isso até ficou meio poético ;D. O duro que hipocrita tem por determinação nunca adimite isso nem a ninguém, nem a si msm, mas fazer o que né vivemos hj numa sociedade em que ser hipocrita lhe garanti sucesso, tipo politicos, religiosos, até pessoas sem classe social. Então pQ é tão costrangedor saber que estamos cercados de hiprocritas que metem pra nós o tempo todo, si nós msm fazemos isso com mais frequencia pra nós msm que os demais a nos cerca?

    adorei o texto ;D

    ResponderExcluir
  2. Segundo o livro "Céu e Inferno"

    Os hipócrias queimam no fogo do inferno e não sabem o que fizeram de mal para receberem tamanho castigo rs

    Nossa! Adorei o blog, tem tudo haver comigo, fiquei aqui um tempão lendo tudo.
    Gostei tanto que está nos meus favoritos, estou te seguindo também.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. te dejo un saludo hace tiempo que no se de ti
    :( bueno cuidate

    ResponderExcluir