Axioma

Um axioma é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria. Por essa razão, é aceito como verdade e serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras verdades. Nas teorias das ciências naturais, um axioma é considerado uma verdade evidente que não precisa qualquer explicação e é aceita sem ser demonstrada ou provado no domínio de sua aplicação.

É bom não confundir Axioma com dogma. Dogma está ligado à ideologia ou conjunto de princípios, crença ou doutrina imposta, que não admite contestação, que servem de base a um sistema religioso ou político. São afirmações absolutas que não permitem discussão, um conjunto sitemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta), que indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar. Também indica o que esses membros devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer.

A palavra Deus, através da forma declinada Dei, é a raíz de deísmo, pandeísmo, panendeísmo, e polideísmo, ironicamente tratam-se todas de teorias na qual qualquer figura divina é ausente na intervenção da vida humana. Essa circunstância curiosa originou-se do uso de deísmo nos séculos XVII e XVIII como forma contrastante do prevalecente teísmo, crença em um deus providente e interferente.

Nas religiões monoteístas atuais (judaísmo, zoroastrismo, cristianismo, islamismo, sikhismo e a Fé Bahá'í), o termo Deus refere-se à idéia de um ser supremo, infinito, perfeito, criador do universo, que seria a causa primária e o fim de todas as coisas. As principais características deste Deus-Supremo seriam:

a Onipotência: poder absoluto sobre todas as coisas;
a Onipresença: poder de estar presente em todo lugar; e:
a Onisciência: poder de saber tudo.

Essas características foram reveladas aos homens através de textos contidos nos Livros Sagrados, quais sejam:

o Bagavadguitá, dos hinduístas;
o Tanakh, dos judeus;
o Avesta, dos zoroastrianos;
a Bíblia, dos cristãos;
o Livro de Mórmon, dos santos dos últimos dias;
o Alcorão, dos islâmicos;
o Guru Granth Sahib dos sikhs;
o Kitáb-i-Aqdas, dos bahá'ís.


2 comentários:

  1. apesar da palavra ser supremo ser um pouco intimidadora pra mim, eu gosto de pensar que teve um inicio de magia suprema, e que estamos caminhado para o fim tbm supremo, sei lá acho que isso me dar a ilusão de que samos importantes para esse Ser e que não somos simplesmente descartáveis, essa ideia me reconforta ;D

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Fica aqui o registro de frase de minha autoria: "O HOMEM CRIOU DEUS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA"

    ResponderExcluir