Raiva

O problema da reação irada é que de início assusta e aterroriza, mas não a todos. Com o passar do tempo, porém, a tempestade se acalma e surgem outras reações (constrangimento e embaraço com o descontrole daquele que gritou, e ressentimento pelo que foi dito). Com raiva, você faz acusações exageradas e injustas.

Mostrar-se frustrado é deixar que os outros vejam que você não tem mais o poder sobre os acontecimentos; é a atitude da criança impotente que recorre a um ataque histérico para conseguir o que quer. Lembre-se: acessos de raiva não intimidam nem inspiram lealdade. Só criam dúvidas e intranqüilidade quanto ao seu poder. Expondo a sua fraqueza, estas erupções tempestuosas quase sempre anunciam uma queda.

As pessoas zangadas em geral ficam ridículas, porque a sua reação parece desproporcionada. Elas levaram as coisas muito a sério, exagerando a mágoa ou o insulto que sofreram. São tão sensíveis às desfeitas que é engraçado ver como levam tudo para o lado pessoal. Ainda mais cômico é que elas acham que as suas explosões denotam poder. A verdade é exatamente o contrário: petulância não é poder; é sinal de impotência. As pessoas podem até se sentir intimidadas durante um certo tempo com seus acessos de raiva, mas acabam perdendo o respeito por você.

Quando alguém explode de raiva com você, geralmente, essa explosão não se dirige exclusivamente a você. A causa é muito maior; está lá no passado, envolve dezenas de mágoas e frustrações que, na verdade, não vale a penas querer entender.

A raiva só seduz suas opções, e o poderoso não avança sem opções. Uma vez aprendido a não levar as coisas para o lado pessoal, e a controlar suas reações emocionais, você terá se colocado numa posição de enorme poder: agora você pode jogar com as reações emocionais dos outros.

Diante de um inimigo com a cabeça quente, a melhor opção é não reagir. Permaneça calmo. Nada é mais irritante do que um homem que mantém a calma enquanto os outros a perdem.

Fonte: As 48 leis do poder – Robert Greene/Joost Elffers

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk realmente nã tem nada mais estressante do que um pessoa totalmente calma kkkkkkkk, o ruim é que eu me vejo tendo muitos desses acessos e só depois eu vejo que aquilo não vai me ajudar e nada ):

    ResponderExcluir
  2. Eu já me vi irado muitas vezes. Em todas elas, me dei mal. Hoje, nem tanto, pois acredito que o avançar da idade tem, também, seu lado bom: nos ensina algumas coisas, dentre elas ficar irado menos vezes.
    Particularmente, creio que a IRA não é coisa para nós humanos, mortais e pecadores.
    IRA, pelo que consta no livro sagrado dos Cristãos é sentimento exclusivo de DEUS. Na Bíblia Sagrada dos cristãos, encontramos inúmeras citações da IRA de DEUS. Só pra se ter uma idéia, cito um trechinho do livro de apocalípse:

    Apocalipse 14:10: Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

    Apocalipse 14:19: E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.
    Apocalipse 15:1: E vi outro grande e admirável sinal no céu: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus.

    Apocalipse 15:7: E um dos quatro animais deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira de Deus, que vive para todo o sempre.

    Apocalipse 16:1: E ouvi, vinda do templo, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Aprendi a controlar minha raiva e sei que isso me fez bem, podes crer.

    ResponderExcluir
  4. Caro Jair,
    Eu, particularmente, já tentei o que você diz ter conseguido "controlar a raiva."

    Sei que não sou mais filho de Deus do que você, mas o fato de ser, também, a imegem Dele(Gênesis,?,?), vejo com naturalidade uma ou outra RAIVA/IRA, desde que sob controle ABSOLUTO!
    Abraços e
    obrigado pela visita.

    ResponderExcluir