Luxúria

Não poderia deixar de começar com o pecado da Luxúria, mesmo porque é o primeiro e o mais importante dos pecados capitais. Luxúria, não sei porque, me fez lembrar do filme o Impérios dos Sentidos, dirigido por Nagisa Oshima, uma co-produção França-Japão de 1976.

A história, que é ambientada em 1936, é sobre uma ex-prostituta que envolve-se em um caso de amor obsessivo com o chefe de uma propriedade onde ela é empregada. Inspirado em um caso real, mostra a história de um amor total, onde dois amantes vivem uma paixão absoluta, uma busca incessante pelo prazer. O que começa como uma diversão inconseqüente transforma-se em uma paixão que ultrapassa todos os limites.

Não obstante tratar-se de uma película com cenas reais de sexo de forma muito franca, pois os atores fizeram sexo de verdade, não foi encenação, a história de paixão entre os protagonistas tem qualidade e muita profundidade, sendo inegavelmente um filme com muitos atributos enquanto arte e belíssimas atuações.

A conotação de filme pornô, se deve a várias cenas, das quais destacam-se: o orgasmo na boca de Sada Abe; do ovo cozido que é colocado dentro da vagina da moça, sendo logo depois botado, literalmente e, em seguida, colocado na boca de seu amante. Há também o defloramento de uma jovem com a introdução de um consolo com forma de um passarinho.

Quem ainda não viu, recomendo. Que já viu, tá na hora de ver de novo!

Segundo a doutrina Católica, a Luxúria é o principal dos pecados capitais e consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. São exemplo de luxúaria: prostituição, sodomia, pornografia, incesto, masturbação, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, swings, bacanais, sadismo, masoquismo e sadomasoquismo, desvios sexuais, e tantos outros pecados relacionados com a carne.

Fico imaginando o que o monge Evágrio do Ponto viu e ouviu durante sua permanência com os monges do Baixo Egito. Aquele monte de homens, tarados, isolados da sociedade e sem nenhum contato com mulheres. Não é difícil imaginar o que faziam para aplacar suas necessidades sexuais: uns se satisfaziam sozinhos, se acabando na mão; outros se viravam com as éguas e cabras; outros cooperavam entre si e faziam um troca-troca legal; Devia existir, também aqueles que tinham tesão por objetos, partes do corpo, etc; Havia, sem dúvida, os sádicos, os masoquistas e por que não os sadomasoquistas? É possível que Evágrio tenha visto ou pelo menos ouviu dizer que a irmã ou a mãe de algum daqueles monges, pesarosa, quebrava o galho do irmão ou do filho uma vez ou outra.

Creio que o papa Gregório Magno, bem como Tomas de Aquino, também viram tais atos de satisfação sexual; daí ter transformado os males do corpo em pecados capitais. Sim, capitais porque, na visão ou entendimento desses homens, ditos puros e santos, tais comportamentos eram inadmissíveis.

E hoje, como enxergamos ou entendemos esses tipos de gostos? Bem, depende da cultura de cada povo. No Brasil, por exemplo, Incesto e pedofilia são crimes. O resto, se realizado às escondidas, não tem problema. Porém, se perguntar o que acham de cada um desses comportamentos, com certeza vamos ouvir um sonoro creeeedo, mesmo que entre quatro paredes ou com a ajuda do cupinzeiro, a sacagem rola solta.

Eu, que não sou tão devasso assim, coloco minha mão no fogo pra dizer que entre quatro paredes rolam luxúrias de todos os tipos e qualidade, por esse munda afora, que até Deus divida! Ademais, penso que se deveria fazer uma nova revisão na lista do Aquino e substituir Luxúria por Hipocrisia, pois essa sim é um pecado capital.
Links interessantes:

3 comentários:

  1. una pelicula casi extrema
    lo que llega a hacer un hombre por entregarse a una mujer, no?

    el que ella de despoje de su miembro para llevarlo siempre con ella

    un beso

    ResponderExcluir
  2. com certeza si vc perguntar si alguem pratica algumas dessas forma de sexo descrita ai vai um sonoro CREDO, mas como diz o ditado 'entra quatro paredes vale tudo' né e quem sou eu pra jugar alguém, no qual o unico intuito é o prazer.

    pecado ou não estamos fadados a perseguir a luxuria/fato

    ResponderExcluir
  3. Confesso:
    Estou surpreso, ou seria decepcionado?!
    Apenas duas das 22 pessoas que acompanham este blog tiveram a coragem de fazer comentário.
    Ao que parece, o tema Pecado e Luxúria é muito PERIGOSO.
    é disso que gosto: a liberdade de expressão; se expressar ou não, de qualquer jeito você está certo.

    ResponderExcluir